PALAVRA DA PRESIDENTA

Themis Furigo Presidenta ITF
Themis Furigo Presidenta ITF

Em primeiro lugar, gostaria de me solidarizar e homenagear as milhares de famílias que perderam seus entes queridos aqui no Brasil e no mundo. Que Deus conforte o coração de todos que, de alguma forma, tiveram suas vidas tragicamente afetadas pela pandemia do COVID-19.

 

Aqui no Instituto Themis Furigo, fomos surpreendidos pelo Coronavírus no começo do ano de 2020 e frente à tamanha dor, temos orgulho de falar que o nosso trabalho e responsabilidade com o povo Brasileiro em vulnerabilidade se fez ainda maior e urgente. Tivemos que, rapidamente, nos adaptar para responder às demandas e necessidades emergenciais do nosso público. E graças ao apoio da minha família, parceiros, doadores, voluntários e colaboradores, construímos uma frente incansável de combate à fome, ao desemprego, intensificamos os nossos Programas de capacitações e apoio na saúde a milhares de famílias atendidas por nós.

Apesar dos desafios e da distância em 2021, formamos uma imensa rede de generosidade e esperança. Nos últimos meses, vi a fé contagiar mais que o vírus. Agradeço a cada um que contribuiu e ajudou, confiou e compartilha a nossa missão.

Nesse ano de 2022, a demanda por pedidos de ajuda intensificou muito, praticamente duplicou a nossa demanda e reduziram demais as doações e apoio social pois estamos num cenário sócio-econômico bastante sensível. Aumentou a fome, o desemprego e consequentemente pessoas em situação de rua.

 

Para nós, foi um tempo de aprendizados, incertezas, de nos reinventar e de muito trabalho. Mas também de excelentes surpresas! Desses tempos tempestuosos, saímos inesperadamente mais fortes e mais conectados. E não se trata de otimismo de gestão. É um fato real – no resultado das nossas entregas, na sustentabilidade da organização e na dinâmica do nosso dia a dia. Hoje, temos mais a oferecer aos nossos atendidos, parceiros e à sociedade. Com um modelo mais ágil e diversificado ampliamos nosso escopo de atuação e aumentamos nossa rede de parceiros. Podemos dizer, com alívio e orgulho: “deu certo”. Fizemos a travessia.

 

Queremos cada vez mais trabalhar com responsabilidade, transparência e o compromisso de transformar realidades, mudar mentalidades e sensibilizar corações, usando a essência do terceiro setor de construir pontes entre os demais setores públicos e privados para trazer soluções consistentes às desigualdades e vulnerabilidades sociais. O ITF conta com um Código de Ética e para fazer parte, os voluntários assinam as regras e tomam ciência dos nossos valores e a conduta esperada. O documento é de caráter educativo e disciplinar, permitindo orientar a postura mais adequada e coerente com as diretrizes do ITF e as responsabilidades de cada um.

 

Este documento tem como princípio orientar todas as ações que devem ser adotadas e tomadas em nome do ITF tendo como base esse código. É a bússola moral que nos leva a encontrar o melhor comportamento e a melhor decisão a ser tomada, sempre visando o bem comum. Estes princípios inspiram as normas, é o registro dos valores essenciais que contribui para assegurar a perenidade e a credibilidade social do ITF. O documento também está disponível  no nosso site. (Código de conduta - ITF)

 

Todos os parceiros são muito importantes para nos ajudar a cumprir nossa missão, nosso agradecimento especial a eles e a todo o time da Diretoria e voluntários do Instituto Themis Furigo, empenhados no dia a dia na ponta desse enorme processo e que realiza a nossa proposta de transformação social.

Acredito que quando compartilhamos e unimos forças, muito mais pessoas são ajudadas então faço parte do Comitê Mobiliza Itaú na Instituição Financeira onde trabalho e participo de grupos de Ongs do terceiro setor para o bem maior.

 

Agradeço imensamente à Deus por ter confiado e me presenteado com essa missão tão nobre que eu amo executar e o seu nome sempre será Glorificado! Ele quem tem me dado coragem, forças para seguir em frente e preparado as condições, têm feito os caminhos para atender os seus pequenos.

Toda honra e Glória à Deus! Deus é Deus!