CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

Voluntários ITF
Themis Furigo Presidenta ITF
Evento ITF

Eu nasci para servir, desde criança sempre estive à frente defendendo as pessoas mais frágeis e lutando pelos direitos humanos. Quando meu filho Arthur nasceu eu fiquei com um sentimento ainda mais forte de ajudar crianças e mulheres em vulnerabilidade através do desenvolvimento de programas sociais, então, juntamente com a minha família, fundamos o Instituto Themis Furigo com objetivo de mudar a realidade do Brasil e ajudar pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, isolamento e vítimas de discriminação social.

Quero continuar fortalecendo este trabalho social de realizar sonhos e defender causas, tais como educação, combate à fome, saúde, segurança, esporte, erradicação do trabalho infantil, defesa dos direitos humanos, proteção ao meio ambiente, esportes e dessa forma viabilizar e garantir o pleno exercício da cidadania e da democracia.

O Instituto Themis Furigo, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) independente, privada, de interesse público, sem vínculos político partidários, fundada em 05/11/18 CNPJ: 32.064.384/0001-00, neste ato representado pela fundadora Themis Furigo dos Santos, brasileira. O ITF é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigirem.

A nossa ONG foi criada a partir da iniciativa de atuarmos em prol do bem comum e buscamos:

 

1) Desenvolver projetos e ações sociais nas áreas da assistência social, saúde, cultura, lazer, recreação, esporte, meio ambiente, cidadania, alimentação, educação, qualificação profissional, geração de trabalho e renda e direitos humanos.

 

2) Ajudar minimizar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e alavancar o desenvolvimento sustentável, apoiar iniciativas de transformar o lixo em energia elétrica, eliminando aterros sanitários das cidades.

 

3) Interagir com outras OSC's, Setores Públicos e Privados, mantendo a nossa filosofia de somar forças para a transformação social.

 

Como entidade de assistência social, investe, cocria e assessora, de forma 100% gratuita, continuada, permanente e planejada programas e projetos dirigidos à população em situação de vulnerabilidade social no Estado de São Paulo em maior granularidade e demais Estados do Brasil (Maranhão, Minas Gerais, Roraima, Piauí, Ceará, Belém do Pará, Amazonas entre outros). Como visão, acreditamos em uma sociedade justa e sustentável, com igualdade e oportunidades para todos. Estamos sempre nos reinventando e buscando gerar contribuição relevante ao desenvolvimento dos territórios, reduzindo desigualdades e promovendo desenvolvimento às mulheres e sua família. O Coronavírus afetou milhões de pessoas. Apesar das perdas que atravessaram fronteiras e nacionalidades, aqui no Brasil, a desigualdade tornou- se um enorme agravante e os efeitos da pandemia são ainda maiores nas grandes periferias.

 

A falta de acesso aos serviços e equipamentos públicos, somados à baixa empregabilidade, à pobreza e aos profundos desafios da educação, trouxeram à tona uma devastadora crise de saúde, econômica, social e política.

Sabemos, infelizmente, que a atuação do Estado não é suficiente para suprir todas as demandas da população, bem como atendê-las da forma mais rápida.

 

Nesse contexto, as organizações sociais do terceiro setor são fundamentais para mitigar os impactos negativos desta crise e para fortalecer as comunidades.

Nesse cenário de extrema vulnerabilidade, compreendemos que o trabalho do Instituto Themis Furigo não pode parar! Pelo contrário, a pandemia nos mantém ainda mais firmes e focados no propósito de garantir os direitos básicos e o acesso às ajudas emergenciais.

 

Apesar da suspensão imediata das atividades presenciais por um período, devido a necessidade do distanciamento social, conseguimos migrar rapidamente parte das atividades presenciais para o online garantindo também acesso à equipamentos eletrônicos e internet para parte do nosso público atendido no Programa Potência Feminina (capacitações em tecnologia, empreendedorismo e empregabilidade) em parceria com o Google e a Rede Mulher Empreendedora, bem como a criação de Núcleos no Jardim Elba, situados no Campo Mané Garrincha e na Ilha.

 

Na pandemia também confeccionamos 2 milhões de máscaras e mais 500 máscaras para surdos-mudo com transparência labial - em parceria com os Bancos Itaú, Santander, Bradesco e a Rede Mulher Empreendedora e isso gerou renda para mais de 1.000 costureiras. Ao longo desses meses, recebemos e distribuímos toneladas de doações. Apesar das dificuldades enfrentadas, somos muito gratos pela rede de solidariedade que construímos e pelos resultados incríveis alcançados ao longo desses anos. Nosso objetivo é ressignificar o olhar da comunidade em relação às questões da vulnerabilidade, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, fomentando a participação efetiva nos espaços socioassistenciais de capacitação, promovendo a inclusão nos programas, projetos e serviços na área da saúde, assistência, esporte e lazer, bem como o desenvolvimento das relações de solidariedade e respeito mútuo.

 

TRABALHAMOS INCANSAVELMENTE PARA:

- Promover o direito da saúde através de marcação de consultas e exames para a sociedade;

- Promover o fortalecimento da mulher na sociedade;

- Oferecer capacitações para mulheres preparando-as para o mercado de trabalho e empreendedorismo e dar condições e possibilidades de conquistar o capital semente para investir na sua empresa, no seu negócio;

- Contribuir para a agricultura familiar sustentável através de programa social;

- Realizar a inclusão social de estrangeiros através de aulas de português;

- Desenvolver o protagonismo dos provedores das famílias;

- Articular no território a rede socioassistencial, a promoção do acesso a serviços de atendimento de consultas e exames médicos;

- Promover o esporte nas comunidades;

- Realizar atividades culturais e de lazer como levar as crianças e adolescentes ao cinema;

- Fornecer emprego através do projeto de corte e costura com tecidos sustentáveis;

- Intensificar e incentivar ações de leitura de livros;

- Contribuir na construção de lares para as famílias desabrigadas;

- Fortalecer a agricultura familiar sustentável sem o uso de agrotóxicos.

 

IMPACTO SOCIAL ALCANÇADO:

Desde a nossa existência, através das diferentes atividades desenvolvidas, foram alcançados junto às mulheres e as suas famílias os seguintes resultados:

✓ Uma maior participação e envolvimento das mulheres nas atividades e projetos desenvolvidos;

✓ Aumento no número de encaminhamentos a consultas e exames;

✓ Um maior protagonismo e autonomia das mulheres;

✓ Aumento no número de famílias apropriadas dos trabalhos e atendimentos pelo ITF;

✓ Maior desenvolvimento de habilidades e de fortalecimento de potencialidades individuais e coletivas;

✓ Aumento das famílias e pessoas atendidas e necessidades básicas como alimentação, vestimenta, saúde e capacitação;

✓ Crescimento de mulheres empreendedoras;

✓ Crescimento de mulheres empregadas;

✓ Redução de maus tratos às mulheres e crianças.

 

De forma macro, nesses 4 útlimos anos de existência do ITF, conquistamos:

5MM Investimento na confecção de máscaras (Itaú, Santander e Bradesco);

338 mil Investimentos pelo GOOGLE;    

2MM de Máscaras confeccionadas;

500 Máscaras para surdos;

900 mil pessoas Atendidas;

180 mil de Capital Semente doado às mulheres empreendedoras;

6.000 Mulheres capacitadas;

600 Ações realizadas;

1.500 Peças de roupas sustentáveis fabricadas;

400 mil Em doações físicas;

200 Regiões atendidas

50 Voluntários;

40 Empresas parceiras;

10 Diretores voluntários.

 

 NOSSO DIFERENCIAL:

Cuidados com o bem-estar e com a saúde, Transparência, Empatia, Honestidade, Amor, Resiliência, Continuidade, Transformação, Inclusão Social, Diversão, Aprendizado, Educação, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Empregabilidade, Geração de renda, saúde, Fortalecimento e apoio a mulher vulnerável e à família. A nossa logo representa: Justiça, igualdade social e amor!

 

NOSSO SLOGAM:

"Construindo sorrisos e esperança por um futuro melhor"

 

SUSTENTABILIDADE:

Os nossos projetos são focados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um apelo universal da Organização das Nações Unidas para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

O objetivo é produzir um conjunto de responsabilidades sociais que suprem os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta. Esses 17 objetivos, construídos sobre os sucessos de desenvolvimento do Milênio, também incluem novas áreas tais como a mudança climática, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades.  Os objetivos são interligados  muitas vezes a chave para o sucesso que envolve e aborda questões mais comumente associadas ao outro.

 

1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2.  Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8. Trabalho de decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Objetivos sustentáveis ITF

Obrigado(a) por fazerem parte e sejam bem-vindos!