No Brasil, o percentual de crianças de 6 e 7 anos que não foram alfabetizadas passou de 25,1%, em 2019, para 40,8%, em 2021. Em 2020 e 2021, houve um aumento expressivo na taxa, que alcançou os maiores valores em dez anos de acompanhamento do indicador.
O hábito da leitura é um impulsionador para diversas melhorias no desenvolvimento infantil, tanto de ordem prática quanto cognitiva.
Por conta disso, criamos o projeto Contando Histórias, no qual através da leitura de livros para crianças mais vulneráveis em comunidades, abrigos, lares, escolas públicas, hospitais e creches estimulamos a criatividade, o interesse pela leitura, desenvolvemos a imaginação, a concentração, o raciocínio lógico, ampliação do vocabulário e a inovação. São muitos os benefícios da leitura desde a infância.
Nós também arrecadamos livros e doamos nos nossos eventos Lanches do Bem e contribuímos na criação de bibliotecas em abrigos, Ongs, creches, comunidades entre outros. Temos realizado também ação de leitura em parques com direito a picnic.
Algumas escolas particulares têm apoiado o nosso projeto através da doação de livros, bem como escritores de livros têm ajudado na doação de seus livros e inclusive participam da nossas ações de leitura e alguns projetos de arrecadação de livros também têm contribuído com o Instituto Themis Furigo nessa causa nobre que é a educação.
Para os eventos de leitura de livros infantis, contamos sempre com a ajuda dos voluntários que possuem cursos e didática para a realização das atividades com as crianças.